A abolição do latim como língua erudita universal e a introdução, em seu lugar, do espírito pequeno-burguês das literaturas nacionais são uma verdadeira desgraça para as ciências na Europa.
sábado, 11 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
A VAIDADE - NA MULHER E NO HOMEM
A vaidade das mulheres, ainda que não seja maior que a dos homens, tem a desvantagem de se voltar totalmente para coisas materiais, especialmente para a sua beleza pessoal e, portanto, para lantejoulas, roupas de gala, e pompa. É por essa razão que os salões também constituem um elemento tão adequado a elas. Sobretudo quandoconsiderados junto com a falta de inteligência das mulheres, os salões fazem com que elas tendam ao esbanjamento, o que motivou um antigo a dizer: "A mulher é esbanjadora por natureza" (Menandro, Monostichoi, 97). Em contrapartida, a vaidade dos homens volta-se frequentemente para privilégios não-materiais, como a inteligência, a erudição, a coragem e similares.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
TEMPO
O tempo é aquilo que faz com que a cada momento tudo se transforme em nada em nossas mãos, perdendo, portanto, todo o seu valor.