Nossa situação é realmente precária! Ter pouco tempo para viver, com muito trabalho, necessidade, medo e dor, sem nem mesmo saber de onde viemos, para onde vamos e por que viemos, e ainda ter de suportar padres de todas as cores, com suas respectivas revelações a propósito, além de ameaças contra os infiéis.
sábado, 31 de janeiro de 2009
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
OBSCURANTISMO
O obscurantismo é um pecado, talvez não contra o espírito santo, mas certamente contra o humano, o que o torna imperdoável. Por conseguinte, é preciso apontá-lo sempre e por toda parte, sem transigências, àquele que o cometeu, e fazer deste motivo de desprezo em todas as ocasiões enquanto ele viver e até mesmo depois que morrer.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
A NAÇÃO ALEMÃ E A VERGONHA DE PERTENCER A ELA
Para o caso de minha morte, registro aqui a confissão de que desprezo a nação alemã devido à sua estultice excessiva e de que me envergonho de pertencer a ela.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
MARCO POLO E OS GRANDES VIAJANTES DO MUNDO
As viagens terras muito distantes e pouco exploradas levam ao seguinte: fica-se famoso por aquilo que se viu, não por aquilo que se pensou.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
LEIBNIZ
Pensais como Leibniz que o mundo real é o melhor de todos os mundos possíveis? Quase não conheço o mundo real e não tenho a honra de conhecer os mundos possíveis.
A todas as demonstrações evidentemente sofistas de Leibniz de que este seria o melhor dentre os mundos possíveis pode-se, primeiro e honestamente, contrapor a prova de que é o pior dos mundos possíveis.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
KANT
Que me permitam agora, para animar o discurso, uma comparação engraçada e até mesmo frívola: eu gostaria de contrapor Kant, naquela sua tendência de mistificar a si próprio, a um homem que, num baile de máscaras, tenta seduzir uma mulher durante a noite toda, na ilusão de conquistá-la, até que, finalmente, tal mulher se desmascara e se revela - como sua esposa.